
Tapioca ou pão?
Está na moda comer tapioca. Todo mundo acha mais saudável porque a tapioca não tem glúten. Mas será que é isto mesmo?



Quem faz regime pode trocar o pão francês de todo dia pela tapioca? Será que funciona? Mas é preciso cuidado, não pode exagerar!
A tapioca é uma ótima opção para os celíacos (alérgicos a glúten). Ela equivale a uma fatia de pão branco ou integral. A única diferença é que a tapioca não tem fibras, não tem proteína. Entre uma tapioca e um pão integral, a melhor opção é o pão integral. Entre a tapioca e o pão branco, é indiferente.
Mas eu explico: a tapioca não emagrece. Ela pode servir de lanche antes da academia. Tudo depende do recheio também. Você pode rechear a tapioca como se fosse um pão e transformá-la em sanduíche. Outra dica é acrescentar algum grão rico em fibra na massa, como a chia, linhaça ou flocos de aveia.
Trocar o pão francês pela tapioca só por causa do glúten não faz diferença. Em termos calóricos, uma fatia de pão de forma oferece 67 calorias e uma tapioca, com as mesmas 25g, oferece 86 calorias.
A tapioca é nutritiva? Comparado a outros tubérculos, a mandioca e sua farinha (tapioca) tem menor valor nutricional. Pobre em proteínas, sem fibras, sódio e ômega 3, a tapioca possui pequenas quantidades de vitaminas do complexo B como folato e vitamina B1, além de alguns minerais como cálcio, ferro e potássio.
Existe limite para o consumo de tapioca? Chamo a atenção para o consumo em excesso da tapioca, terceira mais importante fonte de calorias dos trópicos. A tapioca contém quantidade significativa de carboidrato de alto índice glicêmico. ¼ de copo de tapioca seca possui aproximadamente 136 calorias de carboidrato capaz elevar os níveis de glicose.
O melhor recheio para a tapioca é o queijo? Quando preparada com alimentos que contenham proteínas como o queijo (seja ele um queijo magro ou gordo), e aquecidas sob ação direta do fogo, contribui para a formação de produtos de glicação não enzimática avançada, que podem acelerar o envelhecimento das células no nosso corpo.
A tapioca fornece energia rapidamente? Por ser um alimento de alto índice glicêmico, pode ter grande utilidade para atletas, ou praticantes de atividades físicas de alta intensidade por um período prolongado, pois contribui para a ressíntese do glicogênio hepático e muscular após o exercício.
Por todos esses motivos, a tapioca deve ser consumida com moderação, lembrando que as pessoas portadoras de diabetes, não devem consumi-la por ser um carboidrato de alto índice glicêmico.
Elaine Cristina - Nutricionista