top of page

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Repensar a relação com a comida é o primeiro passo para adquirir saúde e bem-estar 

            A reeducação alimentar supera qualquer dieta no que diz respeito à eficácia, porque promove mudanças de atitude à mesa, no supermercado, nos eventos sociais ou na simples ida ao cinema, de forma permanente. São essas mudanças que ensinam o organismo quando poupar ou gastar mais energia, por exemplo. “Ingerindo alguma coisa na hora e na quantidade certas, pode-se comer de tudo sem correr o risco de comer tudo.
A restrição alimentar não resolve o problema de ninguém. Principalmente se o objetivo é emagrecer e não voltar a engordar. “Sempre lembro aos meus pacientes que a vontade de comer não passa. Ela só se acumula. Se não puder resistir, o melhor é comer um pouquinho todo dia, evitando o risco de desenvolver uma compulsão.”

 

1º PASSO - Nova forma de lidar com os alimentos 

 

        Para mudar velhos hábitos alimentares, a pessoa deve continuar comendo o que gosta, sem cometer exageros e sabendo separar a fome das emoções. Na reeducação alimentar leva-se em conta o que a pessoa gosta de comer e ensina-se a comer sem exageros. “Às vezes, a pessoa cai. Se isso acontecer, deve se levantar e começar de novo.” Aprender a separar a fome das emoções também faz parte do aprendizado. Se for preciso, vale a pena buscar ajuda profissional e até psicológica. A vontade tem sempre que partir da pessoa e é preciso estar disposto a negociar e ter compromisso.

          Outro ponto é que a vontade de mudar tem que ser maior do que a vontade de comer. “Em 100% dos casos de pessoas que agem assim, as melhoras são realmente significativas.”  Envolver a família no processo de reeducação é importante, mas, se isso não for possível, não deve ser motivo de empecilho. Afinal, é preciso mudar a despeito da participação dos outros na resolução do seu problema.

 

 

2º PASSO - Informe-se, conheça o que faz bem a saúde 

 

             Entender os nutrientes, seus mecanismos de ação e benefícios para o organismo é outro passo importante para uma reeducação alimentar eficiente. Os carboidratos, por exemplo, polêmicos e divulgados como o maior vilão do excesso de peso, não são o monstro que muitos consideram ser. Eles são, sim, a maior fonte de energia do corpo e combustível celular.

            Cada grama desse nutriente possui quatro calorias e, como se dividem em simples e complexos, a escolha dos produtos desse grupo deve ser criteriosa. Os simples, como doces e açúcar, devem ser evitados ou ter seu consumo restringido. Na hora de escolher pães e outras massas, prefira os de ingredientes integrais. Cereais frutas e verduras são algumas das fontes mais saudáveis. 

 

 

3º PASSO - Tenha uma alimentação balanceada e hábitos regulares

 


• Evite verificar o peso com freqüência durante o tratamento para emagrecer. 

• Faça de cinco a seis refeições por dia, sendo três refeições principais e dois a três lanches intermediários. 

• É importante não fazer nada diferente enquanto comer (ver TV ou ler jornal). 

• Alimente-se em local adequado e sentado. Pouse os talheres entre uma garfada e outra e mastigue devagar os alimentos. Não coloque as travessas na mesa durante a refeição. Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após se alimentar. 

• Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão. 

• Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco. 

• Procure distinguir fome e desejo. Resista aos desejos e não os inclua na sua lista de compras. 

• Concentre-se em seu comportamento e não no peso. 

• Viva as emoções em vez de descontá-las nos alimentos. Aprenda a diferenciar fome de compulsão. 

• Converse com seus familiares para que eles apoiem e auxiliem no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços. 

• Procure conhecer o valor calórico dos alimentos. Leia atentamente os rótulos e prefira produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura. 

• Quando der vontade de comer doces, procure os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate. 

• Procure ingerir pelo menos dois litros de líquido por dia. Sempre que der vontade de comer algo, tome líquidos antes. 

• Meça a quantidade de óleo antes de preparar as refeições para a família. 

• Numa festa, não faça da comida a principal atração. Divirta-se e desvie o seu foco conhecendo pessoas novas, dançando e conversando. 

• Inicie os exercícios de maneira gradual – não dispense a fase de alongamento e aquecimento. Mantenha um diário de exercícios, procurando sentir prazer em caminhar. 

• Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que for possível. 

• Leve seu cachorro para passear. 

 

 

4º PASSO - Procure ajuda de um profissional

 

         Ficou difícil organizar tudo e começar, procure ajuda de um nutricionista, este profissional lhe ajudará a traçar suas metas e objetivos, procurar os alimentos corretos e te incentivar a chegar no seu peso ideal.

 

 

REEDUQUE-SE ! VAMOS COMEÇAR?

 

 

 

 

  • https://plus.google.com/117167403531
  • Twitter Square
  • facebook-square
bottom of page